Netlivre
Soluções em Tecnologia

Telefone: (61) 3546-1463
E-mail: contato@netlivre.net

SEPS Q 705/905 Bloco A Loja 25 - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-055

Mostrar no Google Maps

O que é o teste A/B?

"Teste A/B é um método de teste de design através do qual comparam-se elementos aleatórios com duas variantes, A e B, em que estes são o controle e o tratamento de uma experiência controlada, com o objetivo de melhorar a percentagem de aprovação." fonte Wikipédia

O teste A/B, também conhecido como teste de divisão, é um método comum usado pelos profissionais de marketing/Design UX para comparar duas variações de uma coisa, como uma página de destino ou uma linha de assunto de email, com o objetivo de aumentar as taxas de conversão ou de abertura, respectivamente.

Além disso, o teste de divisão também pode ser executado no início do processo para saber se um design será eficaz com os usuários, uma vez implementado. Neste artigo, vamos ver como o Maze permite que você teste seu design em apenas alguns cliques.

Para começar, você precisará criar a primeira versão de um design, também chamada de controle de versão. Ao alterar uma variável no controle, como o posicionamento de um campo de caixa de inscrição ou a call-to-action (CTA), você criará a segunda versão, também conhecida como variação.

Uma das coisas mais importantes com o teste de divisão é determinar de antemão a métrica que você medirá o sucesso quando o teste for concluído. Há muitos insights que você pode extrair de um teste A/B e saber o que você está medindo é essencial.

Como A/B testar seu projeto com o Maze?

Com o Maze, você pode testar seu protótipo com muita facilidade. Atualmente, suportar as seguintes ferramenteas de protótipos: InVision, Marvel e Sketch. Ao importar seu protótipo para o Maze, você criará o controle de versão do seu teste.

Para criar a variação, volte à sua ferramenta de prototipagem e faça alterações no mesmo protótipo - não é necessário criar uma nova. Recomendamos alterar apenas uma única variável para que os resultados do teste sejam precisos e reflitam essa alteração. Aqui estão algumas idéias sobre o que você poderia testar:

  • Texto: títulos, descrições ou CTAs;
  • Elementos visuais: imagens, ícones, cores, tamanho;
  • Fluxo do usuário (User Flow): o caminho percorrido pelo usuário para percorrer o protótipo.

Quando terminar de fazer as alterações, volte ao Maze e clique no botão Importar nova versão do protótipo dentro do seu projeto. Isso criará um novo Maze com as alterações feitas no seu protótipo.

Termine definindo missões para ambos os Mazes: escreva títulos, descrições e esquematize os caminhos ideais que você espera que os usuários realizem. Quando terminar, configure os Mazes ao vivo e compartilhe o link com seus testadores.

Netlivre Maze

Compare os resultados e implemente o vencedor

Como mencionado acima, é importante determinar antecipadamente a métrica pela qual você estará medindo o sucesso. Com o Maze, você obtém resultados de alto nível para cada missão, como taxa de sucesso, cliques incorretos e tempo gasto na tela, além de métricas em sessões individuais. Antes de iniciar o teste, estabeleça a métrica de sucesso valiosa para o seu produto.

Por exemplo, ao testar o fluxo do usuário, você pode comparar a taxa de sucesso de cada missão para os dois Mazes e também observar os caminhos que os usuários mais aproveitaram. Ao testar CTAs, a taxa de cliques incorretos e o tempo gasto na tela são métricas importantes para indicar o desempenho.

Quando o teste estiver concluído, compare os KPIs de cada Maze. Criamos um guia rápido para ajudar você a ler os resultados no seu painel. Naturalmente, o design que teve melhor desempenho em relação ao KPI estabelecido é o vencedor e você desejará implementá-lo como padrão.

Conclusão

As decisões de design baseadas em evidências levam em conta as preferências reais do usuário. Ao dividir o teste do seu projeto quando ele ainda está em forma de protótipo, você pode criar um produto que incorpore essas preferências do usuário. Mais ainda, você evitará muitas idas e vindas caras entre as equipes de design e desenvolvimento, e se concentrará em levar um produto valioso ao mercado.

Maze é uma ferramenta quantitativa de teste de usuário para protótipos. Obtenha insights reais e KPIs acionáveis ​​em seus protótipos hoje.

Recomendo testar Maze é grátis para um projeto.

Pin It